sexta-feira, abril 26

SEO para YouTube: conheça as melhores práticas!

O YouTube é a principal plataforma de vídeos da internet, responsável democratizar o acesso a esse tipo de material. Com o passar dos anos, cresceu exponencialmente, com muito conteúdo publicado diariamente.

Pensando em melhorar a experiência do usuário e organizar o conteúdo do YouTube, o Google criou um algoritmo que ranqueia os melhores vídeos de acordo com as palavras-chave de buscas.

Dessa forma, os criadores de conteúdo da plataforma se viram diante da necessidade de otimização para atender o algoritmo e conseguir um melhor ranqueamento, com maior visibilidade ao seu vídeo.

O conjunto de técnicas para otimizar vídeos na plataforma é chamado de SEO para YouTube. A seguir, apresentamos quais são as melhores práticas dessa estratégia. Confira!

SEO para YouTube

O que é SEO para YouTube?

O SEO YouTube é um conjunto de técnicas e estratégias voltadas à otimização de conteúdo audiovisual para motores de busca. Tem como finalidade melhorar a experiência do usuário, possibilitando que encontre seu vídeo no momento em que mais precisa.

Graças ao SEO no YouTube, as etapas de rastreamento, indexação e ranqueamento do vídeo são mais rápidas, entregando o conteúdo ao usuário que a empresa quer atingir. Além disso, melhora o posicionamento do conteúdo em resultados de buscas.

Para determinar qual é o vídeo mais relevante para o usuário, o algoritmo do Google considera diferentes fatores, como seu histórico de pesquisa e navegação, engajamento e otimização do canal.

 

Melhores práticas de SEO para YouTube

Não existe uma receita pronta para otimização de vídeos na plataforma, mas o canal pode adotar técnicas de SEO para YouTube específicas que possibilitam um melhor ranqueamento. Conheça, a seguir, as principais técnicas:

 

Uso de palavra-chave

A palavra-chave possibilita que o YouTube identifique o tema do vídeo e faça a indexação do conteúdo, disponibilizando-o ao usuário correto. Para isso, é preciso utilizá-la em diferentes campos, como no título, descrição e tags.

É fundamental realizar uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao conteúdo. A empresa pode utilizar ferramentas como o Google Trends ou extensões gratuitas como a VidIQ e Keywords Everywhere.

Prefira utilizar uma mescla de palavras-chave com busca relevante e as de cauda longa (possuem menor concorrência, por isso é mais fácil ter um bom ranqueamento ao utilizá-las).

 

Criação de título

Com base em sua pesquisa de palavras-chave, crie o título do vídeo, fator extremamente relevante para um bom ranqueamento. Ao elaborá-lo, tenha em mente que o indicado é que seja o mais próximo possível do que um usuário buscaria.

 

Inserção de tags de vídeo

As tags (marcadores) são importantes porque possibilitam que o YouTube consiga identificar rapidamente qual o assunto do vídeo, realizando a indexação corretamente, bem como a sugestão de vídeos ao usuário.

 

Elaboração de descrições

O campo de descrição do vídeo deve mencionar informações sobre o tema abordado. Utilize as palavras-chave de sua pesquisa e crie descrições atraentes, para despertar o interesse do usuário e gerar maior engajamento.

 

Edição do nome do arquivo

Inclua a palavra-chave de seu conteúdo no nome do arquivo, o que contribuirá para o YouTube saber exatamente sobre o que se trata o vídeo.

Essas são somente algumas das principais práticas de SEO para YouTube. Quer conhecer outras? Então, entre em contato com uma agência especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *