Monday, November 29

O que é e para que serve uma mola hidráulica?

A mola hidráulica é instalada em portas, principalmente as de vidro. Trata-se de uma solução que ajuda a manter a integridade dessas estruturas, minimizando o risco de danos.

Mas, afinal, o que é mola hidráulica e para que ela serve? A seguir, falamos mais sobre esse produto. Confira, conheça e entenda qual a importância do uso desse tipo de mola!

mola aérea Dorma

O que é mola hidráulica?

A mola hidráulica é uma solução para fechamento de portas de vidro e madeira, viabilizando que seja feito automaticamente e de maneira suave, sem o risco de batidas bruscas.

Esse é um detalhe importante porque se a porta tiver uma estrutura mais fraca, há uma chance muito grande de quebra numa dessas batidas, o que pode provocar sérios acidentes, principalmente no caso da porta de vidro.

 

Para que serve mola hidráulica?

A mola hidráulica tem como foco evitar batidas bruscas de portas, bem como realizar fechamentos de maneira automática, de modo a proteger o local e evitar o acesso por pessoas não autorizadas.

Trata-se de uma solução simples e prática, tanto que é fácil de ser instalada, sem demandar a troca ou desinstalação de toda a porta para aplicação, o que dá rapidez a todo o processo.

 

Tipos de mola hidráulica

Quer comprar mola hidráulica para porta? Então, é essencial saber que existem dois tipos disponíveis no mercado, a mola hidráulica aérea e a mola hidráulica de piso.

A mola hidráulica aérea é um tipo instalado na parte superior da porta, na direita ou esquerda, de acordo com o modelo. Pode ser aplicada em quaisquer portas, porém nas de vidro normalmente é obrigatório usar um suporte especial.

No que se refere à mola hidráulica de piso, este tipo costuma ser utilizado em portas de vidro. O diferencial é que as ferragens passam quase que imperceptíveis, sem alterar a decoração do local de maneira significativa.

Isso acontece porque a instalação da mola hidráulica é feita diretamente em um recorte do piso, sem ficar muito aparente ou com desnivelamentos, o que também ajuda a evitar tropeços e o risco de quedas.

Um detalhe importante sobre os dois tipos de mola é que a área possibilita a abertura da porta para um lado, somente. Já a de piso permite para dois lados, sendo uma alternativa para quem deseja ter mais de uma opção de abertura.

 

Benefícios da mola hidráulica

A mola hidráulica é uma compra que vale a pena porque oferece benefícios pontuais, de modo a compensar o investimento. Conheça, a seguir, quais são eles:

 

Fechamento automático de portas

Há que saia com pressa e se esqueça de fechar a porta corretamente. É aí que está o problema: esse detalhe pode facilitar a entrada de pessoas não autorizadas. Com a mola hidráulica dá para evitar isso, garantindo o fechamento automático de portas.

 

Manutenção da refrigeração do ambiente

Com o fechamento automático das portas dá para manter o local sempre refrigerado, se tiver sistema de ar condicionado, evitando a entrada de ar quente externo. Com isso, utiliza-se menos o sistema de refrigeração e há um menor gasto de energia elétrica.

 

Risco reduzido de quebras e acidentes

O fechamento automático da porta é feito suavemente, ainda que o ambiente tenha correntes de vento, o que reduz expressivamente o risco de quebra e de acidentes, sobretudo em locais com portas de vidro.

 

Facilidade de instalação

A instalação da mola hidráulica para porta de vidro não demanda grandes reformas e é fácil de ser realizada, com a possibilidade de finalizar todo o processo num único dia.

 

Não altera a decoração do local

Se a alteração da decoração do local for uma preocupação, saiba que a mola hidráulica não a modifica profundamente porque é uma peça compacta e discreta. Essas características são marcantes na mola de piso, especificamente.

 

Longa durabilidade

A mola hidráulica possui longa durabilidade, inclusive algumas têm garantia de vários anos, o que dá maior segurança na compra do produto, sabendo que não precisará consertá-lo ou trocá-lo com frequência.

 

Como escolher a mola hidráulica

A compra da mola hidráulica perfeita exige atenção a detalhes específicos. Um deles é o peso da porta. Quanto maior for, mais força a mola precisa realizar para fazer um fechamento automático suave.

Além disso, também é importante considerar se o local tem correntes de vento. Em caso positivo, a força da mola também precisa ser maior. Para saber qual a força, sempre verifique informações do fabricante.

Se estiver em dúvida sobre essa questão da força da mola hidráulica, converse com o responsável pela instalação ou um especialista para saber exatamente qual escolher.

Outro ponto para acertar na compra é escolher molas de qualidade. Prefira as feitas com materiais resistentes, para economizar com manutenção. Um bom exemplo com essa característica é a mola hidráulica Dorma, que se destaca por ter excelente desempenho e maior tempo de garantia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *