sexta-feira, abril 19

Quanto tempo dura o curso de Ciências Contábeis?

O bacharelado em Ciencias Contabeis EAD tem crescido ano após ano em número de matrículas. Muito disso se deve ao fato de que todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, assim como as pessoas físicas, sempre irão necessitar do serviço de um Contador. Ou seja, o mercado de trabalho, tanto para profissionais com carteira assinada como também para aqueles que são autônomos, frequentemente está repleto de boas oportunidades.

Respondendo a pergunta que dá título a este texto, o curso de Ciencias Contabeis deve ter, de acordo com regulamentação do Ministério da Educação, duração de pelo menos quatro anos, o que equivale a 3 mil horas/aula. Falando em semestres, são necessários oito para se formar. Se for preciso, até por uma necessidade do próprio aluno, essa duração pode ser ampliada, mas reduzida jamais. Fique sempre atento a esse detalhe caso lhe ofereçam diploma em menos tempo.

 

Grade Curricular Ciencias Contabeis

Durante sua caminhada em Ciencias Contabeis materias não apenas apenas teóricas, como muitas também práticas, serão vistas. Veja abaixo, semestre por semestre, o aluno de Ciencias Contabeis o que estuda.

1º Semestre – Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral; e Sociologia Geral.

2º Semestre – Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade Profissional; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira; e Legislação Empresarial.

3º Semestre – Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimentos nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional; e Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais.

4º Semestre – Teoria Avançada da Contabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Contabilidade Empresarial e Societária; Fundamentos de Finanças; Direito Tributário; e Educação Ambiental e Cidadania.

5º Semestre – Estatística Aplicada; Liderança e Formação de Equipes; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros; Gestão de Processos em Negócios; e Gestão e Controle de Custos.

6º Semestre – Contabilidade de Custos; Gestão de Projetos; Contabilidade Gerencial; Gestão Financeira Estratégica; Controladoria; e Perícia Contábil e Arbitragem.

7º Semestre – Negociação Empresarial; Finanças Corporativas; Gestão de Sistemas de Informação; Avaliação de Empresas (Valuation); Planejamento e Administração Tributária; e Tópicos Especiais em Ciências Contábeis.

8º Semestre – Contabilidade Avançada; Planejamento Estratégico; Auditoria; e Contabilidade Internacional.

Mas claro, não apenas de garantir boas notas nas provas de cada uma das disciplinas vistas acima vive uma faculdade de Ciencias Contabeis. É necessário ainda realizar as atividades complementares e as atividades integradoras, fazer o Estágio Curricular Supervisionado, que acontece em dois períodos, e por fim, produzir um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, que irá fechar o ciclo com, certamente, chave de ouro.

 

Melhores faculdades de Ciencias Contabeis

As melhores faculdades de Ciencas Contabeis a distancia sempre serão aquelas que, antes de mais nada, sejam credenciadas em EAD pelo Ministério da Educação, preferencialmente com nota máxima. Isso significa comprovação de que o ensino tem de fato qualidade, e também que outros conceitos fundamentais para a modalidade são atendidos.

Outros aspectos que irão facilitar, e muito, sua trajetória até tornar-se um bacharel em Ciencias Contabeis, e que devem ser levados em consideração antes de efetivar sua matrícula, são a possibilidade de poder escolher com qual matéria didático prefere estudar. Se gosta mais do jeito tradicional, à moda antiga, podendo manuseá-los, pode optar pelos livros impressos e videoaulas em DVD. Agora, se não abre mão da modernidade, e faz questão de estudar conectado à internet, esses mesmos materiais devem ter suas versões digitais disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo. E seja qual for sua escolha, offline ou online, certifique-se que os valores desses materiais didáticos já estão incluídos na mensalidade. Isso é o mínimo que sua futura graduação Ciencias Contabeis pode oferecer.

Ah, mais uma coisa, a melhor faculdade de Ciências Contábeis a distância também permitirá que você escolha qual a duração do curso e valores das mensalidades que melhor atendem suas necessidades de momento. Confira se a instituição na qual pensa em se matricular te dá essa liberdade.

Se você acha que Ciencias Contabeis é difícil, pode ficar tranquilo(a), pois não é! Basta ter foco, disciplina e escolher a faculdade certa. Depois é só pegar seu diploma, ser aprovado também no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e pronto, o mercado de trabalho estará te esperando de portas abertas. Lembre-se do que falamos no início do texto, em Ciencias Contabeis areas de atuação existem aos montes.

Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *