Wednesday, December 2

Consultar IPVA SC: Veja aqui e fique por dentro

Para entender a fundo o IPVA SC é preciso analisar alguns pontos importantes. Dentre eles, podemos mencionar o calendário de pagamento, alíquotas, como é feito o cálculo e muito mais. Entendê-los pode evitar grandes prejuízos ao seu bolso. Neste artigo vamos explicar tudo isso. Continue lendo e veja detalhes do IPVA SC.

O que é e como funciona o IPVA SC?

Se você é dono de ônibus, carro, moto, caminhão, van, máquinas pesadas, dentre outros, sabe que todo início de ano, mais precisamente em janeiro, há a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.

No estado de Santa Catarina, assim como em qualquer outra unidade da federação, a competência para a cobrança desse tributo é estadual.

O valor do imposto varia de acordo com o ano e o tipo do veículo. Carros mais caros pagam mais, carros mais baratos e com mais anos de estrada pagam menos.

Além disso, existem as imunidades e isenções. Algumas das imunidades ou isenções estão relacionadas a não cobrança do imposto de carros de prefeituras, da união, de templos religiosos e de alguns veículos que tenham um certo ano de uso, que no caso de Santa Catarina é de mais de 30 anos.

Consultar IPVA SC

Para quem deseja realizar a consulta ou impressão da 2ª via do boleto do IPVA SC, já tem a disposição no site do Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina – Detran SC, o link com o valor.

Para acessá-lo, basta estar com o documento do veículo em mãos e seguir os passos que vamos mencionar a seguir, veja só.

  1. Primeiro você precisa acessar o site do Detran pelo link: http://www.detran.sc.gov.br/informacoes/veiculos;

  2. Busque no documento do veículo, sua placa e número do renavam sc 2021;
    Como funciona o ipva sc

  3. Insira as informações solicitadas e clique em “ok”;

  4. Pronto! Agora é só consultar o valor e imprimir o boleto para o pagamento do tributo.

Calendário de pagamento do IPVA SC

Os proprietários de veículos que pagarão o IPVA SC neste ano de 2020 devem ficar atentos aos prazos de pagamento do imposto. Isso porque, assim como nos anos anteriores, a data de vencimento será definida de acordo com o final da placa do veículo.

Além disso, existe a possibilidade do pagamento em cota única ou de forma parcelada em até três vezes e é preciso ficar atento as datas para não perder o dia do pagamento.

Veja a tabela com o calendário de pagamento.

Final da placa

Cota única

Parcelamento

1ª parcela

2ª parcela

3ª parcela

1

Último dia de fevereiro

10/01

10/02

10/03

2

Último dia de março

10/02

10/03

10/04

3

Último dia de abril

10/03

10/04

10/05

4

Último dia de maio

10/04

10/05

10/06

5

Último dia de junho

10/05

10/06

10/07

6

Último dia de junho

10/06

10/07

10/08

7

Último dia de julho

10/07

10/08

10/09

8

Último dia de agosto

10/08

10/09

10/10

9

Último dia de setembro

10/09

10/10

10/11

0

Último dia de outubro

10/10

10/11

10/12

Onde pagar o IPVA SC

Para realizar o pagamento de taxas e impostos do Detran SC, como IPVA, multas e licenciamento, o contribuinte deve ficar atento a quais agências bancárias estão aptas a receber o pagamento. Vale mencionar que o pagamento pode ser efetuado de forma presencial ou online, através do internet banking.

Veja os bancos e instituições credenciadas:

  • Banco do Brasil;

  • Creditran;

  • Bradesco;

  • Banco Itaú;

  • Santander;

  • Caixa Econômica Federal;

  • HSBC;

  • Bancoob;

  • Sicredi;

  • Cecred.

Alíquotas do IPVA SC

O cálculo do imposto sobre veículos automotores é o resultado da aplicação de uma alíquota sobre o valor venal do automóvel. Esse valor venal, médio, é extraído de uma tabela disponibilizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, todos os anos.

As alíquotas variam de acordo com as características do veículo, logo, veículos com características diferentes (carro e moto, por exemplo), possuem alíquotas diferentes.

Santa Catarina está entre os estados com a menor alíquota de IPVA do país, percentual que varia de 1% a 2%, vejamos a lista abaixo.

  • 2% para veículos de passeio, utilitários e motorhome;

  • 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros;

  • 1% para veículos destinados à locação.

Como entrar em contato com o Detran SC

Criado pelo governo estadual, o Departamento de Trânsito do Estado – Detran SC, possui como competências o registro, emplacamento e licenciamento de veículos, formação de condutores e concessão de CNH e a fiscalização de trânsito.

Se você tem interesse de entrar em contato com o órgão para esclarecer assuntos como IPVA, licenciamento, DPVAT ou tópicos relacionados, pode entrar em contato com o órgão de modo presencial ou virtual pelos meios abaixo.

  • Endereço: Rua Ursulina de Senna Castro, 226 – Estreito, Florianópolis, SC;

  • Telefone: (48) 3664-1800;

  • Site: http://www.detran.sc.gov.br/.

Conclusão

Neste artigo você entendeu os detalhes do IPVA SC. Explicamos onde consultar e emitir a guia de pagamento, mostramos o calendário de pagamento respectivo, onde pagar o tributo, as alíquotas incidentes e muito mais.

Se ainda tem dúvidas, você pode entrar em contato com o departamento de trânsito estadual nos meios acima listados. Também deixamos a nossa caixa de comentários para outros esclarecimentos. Agradecemos a leitura e até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *