Friday, October 15

Filtro ou purificador de água para empresa: como escolher?

Quem nunca ficou em dúvida no momento da compra de um filtro ou purificador de água para empresa? Para que você acerte na escolha é preciso entender bem o funcionamento e as características de cada produto. Independente da sua escolha, é preciso deixar claro que o ideal é sempre beber água filtrada.

A água que recebemos da rede pública, apesar de ser tratada, não há garantia da qualidade. Isso porque, após receber o tratamento na estação, a água é distribuída por uma rede de tubulação que raramente recebe manutenção. Então, fica difícil de garantir a qualidade da água que recebemos na torneira. Assim, o ideal é sempre filtrar ou ferver a água antes do consumo para garantir a qualidade da água.

E aí é que vem a dúvida, investir em um filtro ou purificador de água para empresas?

Ambos possuem muitos benefícios para seus colaboradores, mas vamos entender as principais diferenças.

O filtro de água bloqueia as impurezas da água, assim como possíveis sujeiras que estejam no encanamento. Não precisa de eletricidade para usar, tem um preço mais acessível. Existem modelos diferentes, alguns precisam ter o reservatório abastecido, outros permite o uso dos galões de água mineral. Podem ser encontrados em versões de inox, plástico ou barro, a limpeza deve ser feita periodicamente para garantir a qualidade da água filtrada.

Já o purificador de água funciona de forma diferente, ele é conectado diretamente no encanamento da rede, ou seja, não precisa de reabastecimento. Outra vantagem desse sistema é a possibilidade da escolha da temperatura da água, natural ou gelada.

Aliás, o purificador de água possui outras etapas de filtragem, que o filtro comum não tem. Portanto, além de reter partículas maiores, o purificador de água para uso comercial, também filtra bactérias e promove a retirada do cloro.

 

Como é a manutenção de um purificador de água para empresa?

Os purificadores de água para empresas, possuem muitas vantagens em relação a um filtro de água por meio de galão. Além de maior capacidade de filtragem, os purificadores possuem mais etapas de filtragem que torna a água ainda mais pura.

Basicamente, a manutenção dos purificadores de água se dá por meio da troca do refil para purificador de água. Cada modelo possui um sistema diferente, alguns modelos possuem um led que avisa o momento certo da troca. Outros é preciso ficar atento ao prazo de duração do refil, que geralmente é 6 meses ou aproximadamente 3 mil litros de água.

Aliás, ao trocar o refil, também é recomendado fazer uma limpeza das mangueiras e conexões do purificar para garantir que não há partículas na rede. Essas partículas podem prejudicar a qualidade da água, além disso, podem interromper o fluxo de água, ocasionando a queima do purificador.

 

Como comprar um purificador?

Existem alguns pontos importantes no momento de comprar purificador de água para empresas. Isso porque, existem níveis diferentes de filtragem, além de outras características entre os modelos. Os pontos principais no momento de escolher o melhor purificador de água para empresa são:

Qual é a capacidade de retenção de partículas? Saber a capacidade de filtragem e redução de cloro são essenciais para garantir a qualidade da água. Existem uma escala de classificação, “A” indica maior retenção e “F” menor retenção. Porém, quando falamos na retenção de cloro, a nomenclatura se reduz apenas a: com redução de cloro livre e não se aplica.

Confira a tabela da retenção de partículas:

  • A – 0,5 e 1 mícron (maior nível de filtragem);
  • B – 1 a 5 mícron;
  • C 5 a 15 mícron;
  • D – 15 a 30 mícron;
  • E – 30 a 50 mícron;
  • F – 50 a 80 mícron (menor nível de filtragem).

O mícron é a milésima parte do milímetro. Assim, o purificador classe A, pode filtrar partículas até 1 mil vezes menores que um grão de areia.

Vida útil e manutenção: A manutenção é mínima e não impacta a rotina da empresa, a troca do refil é bem simples, basta abrir a tampa superior retirar o filtro e substituir por um novo.

Entretanto, alguns modelos exigem a visita de um técnico para troca. Então, vale apena ficar de olho e avaliar o que é viável para sua empresa. A vida útil de um aparelho é bem extensa, desde que a manutenção seja feita da forma correta.

Certificações do produto: O purificador precisa ter a certificação do INMETRO, isso garante a qualidade do produto. Existe outro selo o Abrafipa que também avalia a eficiência e qualidade do refil, o que garante maior qualidade da filtragem e purificação da água.

 

Dicas finais para escolha de um purificador de água para empresa

Agora que já falamos como escolher purificador de água, e você já sabe a diferença entre um filtro e um purificador. Você precisa pensar em questões de espaço físico para disposição do produto, se irá ter a opção de água gelada, a capacidade de vazão e do reservatório do produto. Existem filtros que possuem maior velocidade para gelar a água e maior capacidade de armazenamento.

Assistência técnica também é um ponto importante no momento de considerar a compra, considere também se sua empresa será responsável ou não pela manutenção. Agora é só avaliar todos os pontos e escolher o melhor purificador de água para empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *