quinta-feira, dezembro 1

Dicas de cuidados para pele oleosa

Manter o rosto livre da oleosidade é uma tarefa simples. Basta apostar nos cuidados e tratamentos corretos para ter uma pele seca e hidratada. No entanto, para que você consiga fazer isso de forma autônoma e com segurança, você deve se informar sobre todos os processos necessários. Confira o artigo até o final e descubra como deixar seu rosto limpo e saudável.

imagem mulher sorrindo e cuidando da pele

O que é pele oleosa

Se o seu rosto brilha com frequência ao longo do dia, principalmente na região T (testa, nariz e queixo) é provável que você tenha a pele oleosa. A presença de cravos e espinhas também são indicadores de quem sofre com a oleosidade.

Apesar de ter diversas causas, a oleosidade pode ser tratada com cuidados especiais, bem como a partir de mudanças de hábitos e aplicação de produtos específicos.

 

Principais causas da pele oleosa

O excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas é um dos principais causadores da pele oleosa. Tal sintoma costuma ser genético ou comportamental. Em outros casos, existe até a combinação dos dois fatores. No entanto, existem outras questões que podem deixar o rosto com o aspecto oleoso se você não tiver cuidados com a pele. Veja:

 

Ausência de proteção solar

Os raios ultravioletas afetam a pele e estimulam as glândulas sebáceas. Por isso, procure fórmulas com toque seco e livre de óleo na composição. 

 

Limpeza da pele com água quente

A água quente retira a oleosidade natural da pele e faz com que organismo produza uma camada natural de oleosidade. Prefira lavar o rosto com água fria para fechar os poros e purificar a pele.

 

Sabão impróprio

Os produtos para pele oleosa devem limpar profundamente o óleo da pele para evitar cravos e espinhas. Use todos os dias, ao acordar e ao dormir.

 

Falta de hidratação

A pele oleosa precisa ser hidratada diariamente com um creme que tenha uma composição leve e seca.

 

Aplicação de diversos produtos

Itens multifuncionais como o BB Cream têm proteção solar, controlam o brilho do rosto e hidratam a pele. A água micelar também remove a maquiagem sem precisar de enxágue. 

 

Excesso de esfoliação

A esfoliação do rosto deve ser feita com moderação para não inflamar a pele e manter o nível de oleosidade necessário para a saúde da pele.

 

Falta de controle da oleosidade

O tônico controla a produção de óleo e o pH da pele e o uso de adstringentes com ação anti-acne também é importante.

Agora que você sabe o que é uma pele oleosa e as principais causas, chegou a hora de conhecer algumas dicas de cuidados com a pele para evitar esses sintomas.

 

Dicas de cuidados para pele oleosa

Os cuidados com a pele oleosa são fundamentais para ter a tão sonhada pele seca e hidratada.

De modo geral, a utilização de produtos específicos e adequados para esse tipo de pele já atuam efetivamente nos cuidados com o rosto. Por isso, aposte em cremes com propriedades adstringentes e lave o rosto com água fria no máximo duas vezes por dia.

Além disso, use filtro solar oil-free com fator 15 de proteção 15, no mínimo, e evite o uso de maquiagem nas regiões com maior presença de oleosidade.

Outra dica importante é visitar seu médico dermatologista com frequência para fazer uma avaliação e acompanhamento a fim de controlar o sebo e deixar a pele saudável.

 

Passo a passo para manter a pele seca e hidratada

Enfim, chegou a hora de você saber como tratar pele oleosa e, por isso, separamos um passo a passo simples e fácil. Confira:

 

Pré-limpeza

Lave o rosto com sabão específico pela manhã e à noite prefira produtos de higiene com aspecto leitoso.

 

Limpeza

Utilize adstringente para desentupir os poros e refrescar a pele.

 

Tonificação

Aplique o produto adequado para pele oleosa com algodão. Faça movimentos circulares no rosto e não exagere na quantidade.

 

Esfoliação

Os produtos com microesferas de polietileno são os melhores para pele oleosa. No entanto, como dito anteriormente, evite fazer a esfoliação de modo excessivo para não ferir a pele.

 

Tratamento

A vitamina C é fundamental para quem tem pele oleosa, pois controlar os poros e a oleosidade, evitam a propagação de acne e removem possíveis manchas na pele.

De modo geral, esse é o passo a passo mais indicado para quem tem pele oleosa. Contudo, não adianta saber cuidar, conhecer os processos necessários para tratar a pele e não se preocupar com a qualidade dos produtos utilizados.

Sendo assim, você deve procurar o lugar certo para comprar seus produtos com segurança e garantia de que seu tratamento terá o resultado certo. Por isso, você deve conhecer a Dermo Manipulações.

No site deles é possível encontrar uma série de produtos indicados para peles oleosas, mistas e secas. Além de outros itens super importantes para o cuidado com sua saúde. Acesse o site e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.