segunda-feira, abril 15

Um pouco sobre a historia das maquiagens

Todos sabemos como as maquiagens fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Na internet, vários sites divulgam maneiras de como uma pessoa pode ficar cada vez mais bela com a ajuda das maquiagens.

Muitas pessoas, em especial as mulheres lideram nas buscas nas redes quando o assunto é maquiagem para formatura ou casamento 

O primeiro uso de protótipos cosméticos é geralmente rastreado até os antigos egípcios; muitas tumbas egípcias continham caixas de maquiagem e kits. Cleópatra usou batom que recebeu sua tonalidade de besouros de carmim, enquanto outras mulheres usaram argila misturada com água para colorir seus lábios.

O mais notável, porém, foi o uso de kohl pelos antigos egípcios. Homens e mulheres pintavam o kohl, uma mistura de metal, chumbo, cobre, cinzas e amêndoas queimadas, em torno de seus olhos — imaginem um jogador de futebol com tinta de gordura sob seu olho combinada com Tammy Faye Baker e seu uso excessivo de rímel. Os círculos de kohl foram feitos para afastar o mau-olhado e os espíritos perigosos e também foram úteis para desviar o sol do deserto. Nos últimos anos, os cientistas determinaram que a composição de kohl pode ter inadvertidamente ajudado os egípcios a afastar doenças infecciosas.; o chumbo mataria as bactérias, embora se os egípcios tivessem tido períodos de vida mais longos, o chumbo poderia eventualmente tê-los matado também [fonte: Bhanoo].

Os antigos gregos e romanos também pintaram suas faces com pós feitos de minerais e pedras, mas a história da maquiagem se torna um pouco menos colorida com o passar do tempo — literalmente. Desde a Idade Média até o final do século XIX, a pele pálida estava dentro. Só prostitutas e mulheres de classe baixa teriam ousado usar cor nos lábios, bochechas ou olhos. Em vez disso, as mulheres pintaram seus rostos, pescoços e peitos com uma mistura de chumbo e vinagre conhecido como ceruse. Isabel I da Inglaterra, com seu rosto branco e grande testa (o chumbo em ceruse muitas vezes causaria queda de cabelo), é bastante representativa deste olhar, que foi popular por séculos. E embora as mulheres de hoje possam gostar de brincar sobre como elas sofrem de beleza, as mulheres que usaram a ceruse baseada em chumbo muitas vezes acabaram com paralisia muscular ou em suas sepulturas.

No início do século XX, porém, produtos que reconheceríamos hoje — batons, mascaras e vernizes de unhas — começaram a emergir. Na próxima página, vamos examinar o nascimento da moderna indústria de maquiagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *