Tuesday, September 21

Rituais para evitar a insônia: descubra o que fazer

Muita gente tem que enfrentar as dificuldades de dormir todas as noites. Esse distúrbio é chamado de insônia e essa dificuldade, seja para começar a dormir, ter um sono contínuo ou pode acontecer também de acordar antes da hora que deseja, é sua principal característica.

As dores em qualquer parte do corpo, o uso de remédios, estresse, preocupações, doenças respiratórias, são algumas das causas da ocorrência do distúrbio. E sim, ansiedade e insônia tem ligação, pelo ponto de que a insônia é um dos sintomas do transtorno.

mulher com a mão na cabeça com sinais de insônia

A boa notícia é que tem como curar insônia e você vai descobrir como, aqui. Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas do que fazer, como tratar a insônia, sobre homeopatia, como evitar e formas de como vencer a insônia.

 

Insônia, o que fazer?

Ao perceber essa dificuldade ao dormir, é importante que você adote alguns hábitos para reeducar o seu corpo e regularizar o seu sono, pois durante o sono é quando o nosso organismo cumpre muitas de suas funções, como por exemplo o desenvolvimento dos seus músculos. Além de claro, ir a algum médico.

 

Insônia, o que fazer para dormir?

Dito isso, alguns dos hábitos que você pode retirar e incluir em sua rotina são:

  • Não assistir televisão e nem usar o celular pouco tempo antes de ir dormir. Isso porque as cores do celular e todas as informações vão ficar rodando por bastante tempo ainda na nossa cabeça, mantendo nosso cérebro ativo e pensando em tudo o que você acabou de ver nesses aparelhos.
  • Tenha uma hora aproximada para dormir todos os dias.
  • Faça a utilização de remédios naturais e chás, de camomila ou de maracujá, por exemplo, antes de dormir.

Esses exemplos são só uma pequena parcela de todas as maneiras de como melhorar a insônia e evitá-la, já voltaremos a falar sobre isso, mais profundamente.

 

Insônia, como tratar?

Bom, para saber como tratar a sua insônia, você deve antes ir ao médico, para que ele faça uma avaliação do seu padrão de sono, do uso de medicamentos, grau de estresse psicológico, consumo de álcool e o nível de atividade física. Após essa avaliação for concluída, você terá o diagnóstico e você, em conjunto com o médico poderá dar início ao tratamento.

Entretanto, vamos falar um pouco sobre as opções de tratamento e de como lidar com a insônia:

  • Insônia tratamento natural: Como falamos ali em cima, a ingestão de chás com efeito calmante podem ajudar. Camomila, maracujá e erva-doce são exemplos de plantas que possuem essa propriedade e te ajudam a dormir melhor.
  • Higiene do sono: outra maneira de como curar a insônia é a mudança de hábitos, como falamos já. Inclua em sua rotina hábitos que aumentem os níveis da melatonina. Níveis altos ajudam você a ter uma boa noite de sono.
  • Homeopatia, insónia: O tratamento fazendo a utilização de remédios também é muito comum, porém muitas vezes essas medicações só são vendidas com prescrição médica pelo fato de serem mais agressivas. Uma maneira alternativa é fazer o uso da homeopatia para insônia. Remédios homeopáticos são uma opção mais saudável, não apresentam efeitos colaterais e nem causam dependência.
  • Suplementos para insônia: o uso de suplementos ajudam na produção de hormônios que são responsáveis por trazer a sensação de bem estar e relaxamento em nosso corpo, que querendo ou não, são pontos essenciais para uma noite de sono bem dormida. Dentre esses suplementos podemos listar 5:

– Triptofano: O corpo não produz, mas é um aminoácido essencial para nosso organismo. Por isso ele deve ser ingerido. É um suplemento que possui efeitos terapêuticos, pois estimula a produção de melatonina.

– Melatonina: Nesse caso, é sim um hormônio natural, mas algumas pessoas têm deficiência na produção e nesse caso, ingerir o suplemento é a saída.

– 5 HTP: Tem atuação direta na normalização da atividade da serotonina no organismo, convertendo-a em melatonina e como já vimos, agindo na regularização do sono.

– GABA: Traz a sensação de calma e relaxamento, regulando a agitação cerebral e promovendo a tranquilidade e a paz, visto que ele desacelera a atividade cerebral.

-Vitamina D: É uma vitamina que é produzida a partir da exposição ao sol, mas existem pessoas que não tomam sol em quantidades adequadas, o que acarreta em uma deficiência de metabolização dessa vitamina. Felizmente, pode ser encontrada também em alimentos como ovos, salmão, atum, tofu, etc.

 

Como evitar insônia?

Bom, já para te adiantar, são basicamente os mesmos hábitos que você deve incluir em sua rotina caso você esteja fazendo a terapia de higiene do sono:

  • Deitar-se e levantar-se sempre ao mesmo horário;
  • Evitar dormir durante o dia, pois isso pode tirar boas horas de sono durante a noite;
  • Não assistir televisão, mexer em celulares, computadores ou tablet em torno de 1-2 horas antes de dormir;
  • Evitar ficar na cama ao longo do dia ou fazer atividades diversas como estudar, ler ou mexer no celular;
  • Evitar luzes ou barulhos excessivos no quarto;
  • Preferir atividades físicas durante o dia;

Comer alimentos leves antes de dormir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *