quinta-feira, dezembro 1

5 causas que acabam com seu planejamento de marketing digital

A dificuldade de fechar uma venda tem sido o principal motivo das empresas de diversos segmentos fecharem as portas, sem considerarem o tempo que investiram para que o negócio se tornasse realidade.

Se você também notou que as vendas na sua empresa diminuíram e que seu site não está recebendo contatos de leads qualificados, ou que sua loja física não recebeu a quantidade de clientes que gostaria, saiba que isso pode ter relação com seu planejamento de marketing.

Toda empresa que deseja crescer e ser conhecida pelo seu sucesso deve contar com um planejamento de marketing bem estruturado, já que se esta estratégia for feita de maneira desorganizada, ela não apresentará resultados e se tornará um custo para a empresa, ao invés de investimento.

Existem algumas causas que podem atrapalhar seu planejamento de marketing. Continue lendo para saber mais informações sobre este assunto!

A imagem mostra um exemplo de forma simplificada o marketing digital.

O que é o planejamento de marketing?

O planejamento é o mapa de estratégias que utilizado para que a empresa consiga atingir suas metas e objetivos dentro de um determinado período, que pode ser anual ou mensal. A ideia é pensar e planejar em cada ação que será realizada considerando os prazos, canais, público-alvo e orçamento, por exemplo.

Ele deve ser visto como uma ferramenta de apoio para contribuir com a competitividade no mercado de atuação do negócio e, consequentemente, fazer com sua empresa seja venda mais. É válido saber que o planejamento de marketing pode ser feito para empresas de diversos portes, segmento, on-line e física.

 

Qual a importância do planejamento de marketing?

Como empresário, você deve saber que uma empresa sem direcionamento fica à deriva e sem rumo. Cada pessoa faz o que quer, sem saber se está certo ou não. Isso pode causar vendas fracas e até impulsionar sua empresa para o fracasso. Mas, é importante que você saiba a partir de agora que direcionar é o principal objetivo do planejamento. Ou, seja, uma estratégia bem elaborada e direcionada faz com que toda a equipe tenha o mesmo comportamento (cada um na sua função) para atingir resultados satisfatórios e, até mesmo, acima da média.

No entanto, para criar o planejamento é essencial conhecer os aspectos relevantes da empresa e criar objetivos que serão alcançados. Isso porque, como muitas empresas querem resultados surpreendentes já no primeiro mês, acabam elaborando metas inalcançáveis e prejudicam toda a estratégia.

Entretanto, saiba que o planejamento de marketing age totalmente ao contrário dessa realidade citada acima. Um dos seus objetivos e ajudar a empresa a conquistar os resultados desejados, mas dentro dos limites para cada momento. Isso significa que tudo é pensado para que as metas propostas sejam alcançadas.

Saiba que o motivo de muitas empresas estarem sem vender, ou terem diminuído seu ritmo de vendas, é justamente um planejamento mal criado e com diversas falhas.

Além deste, existem muitos outros motivos que podem prejudicar seu planejamento de marketing, mas vale citar os mais comuns aqui. Veja:

 

1- Erro na definição dos objetivos

Entender a empresa no contexto atual é um dos primeiros passos para que planejamento de marketing dê certo para o negócio. Mas, caso você não considere este item, saiba que terá dificuldades para definir seus objetivos estratégicos, como metas e formas de alcançar os resultados.

Existem muitas soluções de marketing digital que podem ser oferecidas para cada empresa, mas é preciso definir corretamente os objetivos para que os resultados sejam ótimos.

 

2- Falhas na comunicação

A equipe de marketing que desenvolve o planejamento deve trabalhar em conjunto com a empresa para que os resultados sejam melhores. Se isso não ocorrer, seu planejamento pode dar errado, já que ele será feito em cima de informações mal elaboradas ou equivocadas.

Para evitar situações como essa, mantenha sua equipe envolvida com o marketing.

 

3- Investimento errado

É preciso ter cuidado com os custos e com o orçamento estimado para implantar os resultados do seu planejamento. Se os seus planos não couberem na receita, as ações podem ficar atrapalhadas.

Por isso, antes de definir um orçamento é válido estudar para ter certeza que sua empresa poderá pagar por todas as estratégias planejadas e não precisar interromper o planejamento no meio do caminho.

 

4- Falta de prioridades

No planejamento estratégico é essencial que as prioridades sejam levadas a sério e para isso, é importante ter foco na empresa e nas ações para não desperdiçar tempo e recursos. Ou seja, você e sua equipe precisaram realizar todas as “tarefas” elaboradas para que os consumidores entendam mais sobre sua empresa e queiram comprar de você.

 

5- Não envolver a equipe

Os planos e objetivos devem ser informados para sua equipe, para alinhar as expectativas e fazer com que seus colaboradores entendam o planejamento. Quanto mais motivados e dispostos eles estiverem, mais chance o planejamento tem de sair do papel.

Continue acompanhando a MMD para saber como cuidar melhor do planejamento de marketing da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.