segunda-feira, abril 29

Dicas para reduzir custos logísticos

A redução dos custos logísticos é uma parte importante da otimização do orçamento de qualquer empresa. Embora haja uma série de técnicas que possam ser implementadas para reduzir esses custos, existem alguns pontos-chave a se considerar ao determinar a melhor forma de reduzir as despesas relacionadas com o transporte e a movimentação de mercadorias. 

A imagem mostra uma respresentação sobre logística.

Separamos algumas dicas importantes para ajudar a reduzir os custos logísticos da sua empresa: 

  1. Analisar o processo logístico atual e identificar áreas para redução de custos: a identificação de quaisquer processos ou serviços redundantes pode ajudar a reduzir as despesas. 
  2. Automatizar os processos sempre que possível: a automatização pode reduzir os custos e aumentar a eficiência em muitas áreas da cadeia de abastecimento, como a gestão de inventário e o cumprimento de encomendas. 
  3. Externalizar funções não essenciais: a subcontratação de determinadas tarefas ou atividades a um fornecedor externo pode poupar dinheiro, permitindo que as empresas se concentrem nas suas competências principais e, ao mesmo tempo, transfiram tarefas menos importantes para profissionais especializados.
  4. Utilizar a tecnologia: a tecnologia pode fornecer uma série de ferramentas que simplificam o processo de logística e reduzem os custos, como sistemas de gestão de transportes, sistemas de gestão de armazéns e software de otimização de rotas.
  5. Procurar fornecedores e métodos de transporte alternativos: a pesquisa de diferentes fornecedores ou rotas de transporte pode ajudar as empresas a poupar dinheiro, encontrando os que oferecem os melhores preços. 
  6. Utilizar a análise de dados: a análise de dados pode fornecer informações sobre áreas de melhoria, a fim de simplificar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. 
  7. Negociar com os fornecedores atuais: as empresas devem tirar partido da sua dimensão e alavancar a sua posição para negociar taxas mais baixas com os fornecedores actuais. 
  8. Investir em melhores materiais de embalagem: assegurar que os produtos são corretamente embalados para o transporte pode garantir que os artigos cheguem ao seu destino sem danos, o que pode resultar em poupanças de custos devido a menos devoluções e bens danificados. 
  9. Monitorar as métricas de desempenho: ao acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPI), como os custos de transporte de mercadorias e os prazos de entrega, as empresas podem identificar as áreas em que precisam de fazer melhorias. 
  10. Avaliar o desempenho dos fornecedores terceiros: assegurar que os fornecedores de logística terceiros cumprem as normas da empresa ajudará a garantir a poupança de custos a longo prazo. 

Ao seguir estas dicas, as empresas podem reduzir os seus custos de logística e aumentar a sua eficiência e competitividade. Com a abordagem e os investimentos corretos, é possível otimizar o processo logístico e manter as despesas sob controle. 

 

Como a terceirização pode ajudar a reduzir custos logísticos 

Os custos logísticos podem ser um grande fardo para as empresas, afetando os resultados e impedindo potencialmente o crescimento. Felizmente, há medidas que as empresas podem tomar para reduzir estes custos, uma das quais é a subcontratação de tarefas a terceiros. A subcontratação de determinadas tarefas logísticas, como a distribuição, o transporte e o armazenamento, pode ajudar a reduzir os custos e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência e o serviço ao cliente. 

Ao subcontratar estas funções, as empresas podem concentrar-se nas competências essenciais do seu negócio, ao mesmo tempo que aproveitam os conhecimentos e recursos de um terceiro especializado para melhorar as operações. Além disso, a externalização de determinadas funções pode ajudar a reduzir os custos gerais associados à manutenção de uma equipa interna. 

Em geral, a subcontratação de tarefas logísticas pode proporcionar poupanças de custos significativas, ao mesmo tempo que fornece conhecimentos e recursos valiosos.  Com o parceiro certo, as empresas podem colher os benefícios da redução dos custos logísticos e, ao mesmo tempo, melhorar o serviço ao cliente e a eficiência. O recurso a um terceiro especializado é uma forma eficaz de as empresas pouparem dinheiro sem sacrificar a qualidade ou o serviço.

 

Terceirize seu fulfillment

Uma das formas mais eficazes de reduzir custos e ainda garantir uma logística de qualidade é terceirizar o fulfillment para e-commerce. Ele abrange todas as rotinas de logística de sua empresa, delegando-as para um parceiro.

O diferencial é que todas as etapas do fulfillment passarão a ser realizadas por especialistas, garantindo a qualidade do trabalho a um menor custo, sem precisar realizar grandes investimentos.

Ao terceirizar, conte com a Roger, que é empresa de fulfillment especialista e cuida de processos como o recebimento de mercadorias, armazenamento, separação (picking), embalagem (packing), gerenciamento de inventário, despacho e rastreio.

O serviço de fulfillment, da Roger, é perfeito para expandir vendas, ter uma logística que funciona e um parceiro flexível e seguro nessa operação. Assim, garantirá uma experiência encantadora ao seu cliente e ainda reduzirá custos logísticos. Aproveite para conhecer e contratar a Roger!

 

Leia Também:

>>> Saiba como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *